DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Morre em Caratinga mulher com possíveis sintomas da gripe suína

No mês de agosto, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora internou duas mulheres com suspeitas de terem contraído o vírus influenza A H1N1.
O primeiro caso suspeito de uma mulher de cerca de 30 anos de idade, havia sido divulgado para a mídia local, após uma solicitação de reportagem emitida pelo Super Canal. Ela havia viajado para Uberlândia e após seu retorno apresentou os sintomas da doença e procurou o Hospital, onde permaneceu hospitalizada, se recuperou bem e teve alta.
Já o segundo caso suspeito, não divulgado pela secretaria de saúde do município, diz respeito a uma mulher de cerca de 50 anos de idade. Ela teria viajado para o Rio de Janeiro e procurou o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora seis dias depois de apresentar os sintomas da nova gripe. Ela não resistiu e veio a falecer no dia 29/08, às 14:15, segundo confirmado pelo administrador do Hospital, Cláudio de Oliveira Paiva, em entrevista solicitada pela equipe de jornalismo do Super Canal.
Esta mulher que faleceu procurou o Hospital quando já apresentava os sintomas há 6 dias. O administrador do hospital acredita que as chances de melhora teriam sido maiores se o socorro tivesse sido procurado antes.
Ainda não há confirmação se os dois casos se tratavam da influenza A H1N1, pois o exame de confirmação demora cerca de um mês para apresentar os resultados. Ainda assim, ambas as pacientes foram atendidas segundo o protocolo exigido para os casos da nova gripe, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. De acordo com o administrador da unidade hospitalar, o resultado de exame da senhora que veio a óbito deverá ser entregue dentro de 20 dias, quando então haverá ou não a confirmação se o município poderá ter registrado um primeiro óbito devido a doença.
Estes dois casos suspeitos vem a aumentar as estatísticas do estado. Na terça-feira a Secretaria de Estado de Saúde confirmou o segundo caso de morte pela nova gripe no Vale do Aço. Trata-se de um homem de 32 anos morador do distrito de Barra Alegre, em Ipatinga. O primeiro caso foi um homem de 54 anos, morador de Ipaba.
Dados divulgados ontem pela secretaria de Estado de Saúde, indicam que atualmente Minas Gerais possui 24 óbitos confirmados e outros 73 óbitos em investigação. Ao total são 924 casos suspeitos, 286 casos confirmados e 370 casos descartados.
O administrador do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora adiantou ainda que até a presente data, não há nenhum caso de suspeita de gripe suína em observação. E especialistas chamam a atenção de que o aumento da temperatura não significa que não é mais preciso se proteger contra a doença e à população vale o alerta de que as atenções devem estar voltadas para a prevenção.
Desde a última terça-feira (01/09), a equipe de jornalismo tem contactado a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Caratinga para a confirmação sobre o óbito de uma paciente sob suspeita de ter contraído a nova gripe e afim de obter mais informações junto ao Secretário de Saúde, Roberto Carlos, sobre o acompanhamento dos casos. Porém, até a manhã desta quinta-feira (03/09) não foi obtido retorno sobre a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário