DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

domingo, 9 de janeiro de 2011

ENTREVISTA COM JOSÉ CARLOS ARAÚJO O GAROTINHO DA RÁDIO GLOBO


1 - Você estudou jornalismo? Qual a sua formacao?
Não. Eu sou formado em Geografia pela UERJ. Como professor do Estado me aposentei há poucos anos. Sou jornalista registrado,beneficiado pela lei,pois quando ela surgiu eu já exercia a profissão.
2 - Há quantos anos você trabalha na Radio Globo? Há quanto tempo e diretor
de esportes?
Eu comecei na Rádio Globo em 1964,como repórter.Passei a locutor(narrador),contato de publicidade e diretor,função que larguei em 2004,após um acordo com a empresa.Hoje sou um prestador de serviço através da minha empresa, a JCA PRODUÇÃO E PUBLICIDADE.

3 - Se voce nao fosse jornalista, o que seria?
Minha mãe queria que eu fosse médico e meu pai,diplomata.Como trabalho desde os 15 anos de idade,quando estava no 4º ano do ginásio,não deu pra seguir nenhuma das duas.Daí,ter optado por ser professor.
4 - Como voce acha que se forma um bom jornalista?
Com uma cultura geral bem ampla.O verdadeiro jornalista tem que conhecer de tudo:economia,política,esportes, etc.
5 - Qual a importancia de estagiar na area?
O estágio é muito bom, mas quando o universitário tem a possibilidade de acompanhar a área que mais gosta por dois ou três anos.Não concordo com os estágios de 6 meses a 1 ano.É muito pouco.
6 - Que conselhos voce daria para os estudantes de jornalismo que queiram
seguir na area esportiva?
Ter a certeza de que possui a vocação para tal.E procurar o conhecimento sobre todas as modalidades de esportes.
7 - Qual a sua maior alegria na profissao?
A maior alegria é saber que não há rotina no nosso trabalho. A cada jogo, uma emoção diferente.Isso é um barato que não há em nenhuma outra profissão. E mais: o nosso trabalho é a a diversão para a grande maioria da população.
8 - E a sua maior decepcao?
É saber que a cada ano mais achatado fica o mercado de trabalho. E os jovens que saem das Faculdades não conseguem ser absorvidos pelas empresas de comunicação. É muito triste...
9 - Em algum momento pensou em abandonar o jornalismo? Por que?
Não, jamais. Pelo contrário. Fiz jornal, tevê e rádio ao mesmo tempo, mas considero o rádio o meu maior desafio,pois requer,além das qualidades de jornalista, o lado artístico.
10 - Como voce virou radialista?
Tinha 15 anos,transmitia futebol de botão nas calçadas da rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel, demonstrando o que eu realmente queria seguir.
11 - Como comecou a trabalhar com o futebol? 
Em 1964, quando era apenas locutor comercial e a Globo comprou a Rádio Eldorado.Aí,partir pra cima.Pedi ao Waldir Amaral para me dar uma chance,primeiramente como rádio-escuta.
12 - Porque as torcidas pensam que vc e flamenguista, se vc e tricolor? 
Deve ser porque o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Nunca escondi que o meu clube é Fluminense, mas procuro ser isento nas minhas análises e nas minhas transmissões.E parece que tenho conseguido.
13 - Já passou por algum grande sufoco em um estadio de futebol? 
Já. Foi na minha primeira transmissão internacional: outubro de 69, em Hamburgo,transmitindo Alemanha x Escócia, pelas eliminatórias da Copa de 70. Estava sem comentarista e tive que segurar a barra durante todo o intervalo. Mas fui aprovado n o desafio.
14 - Qual a maior diferenca que vc ve entre apresentar programa em radio
e na TV
No rádio a colocação da voz é diferente da tevê.Na Tevê voce usa o tom coloquial, enquanto na rádio você tem que projetar a voze posicionar permanentemente a bola,variando a entonação da voz de acordo com este posicionamento da bola.
15 - Algum recado final?
Desejar boa sorte a todos que querem ser jornalistas,mas pedindo que façam uma reflexão: será que é isso mesmo que eu quero ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário