DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vítimas da tragédia em Teresópolis recebem novos documentos e acreditam em recomeço de vida

Teresópolis (RJ) - O simples recebimento da carteira de identidade significou nesta terça-feira (25) um recomeço de vida para a aposentada Maria de Lurdes Ferreira. Vítima da tragédia que atingiu a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, ela perdeu, além da casa e todos os seus documentos, cinco netos, entre eles, uma grávida de cinco meses. Maria de Lurdes foi uma das primeiras a receber a segunda via da carteira de identidade confeccionada gratuitamente para os desabrigados pelas enchentes.
“Esse documento é o recomeço. Perdi cinco netos, minha casa e quase morri. Agora, pelo menos, vou poder dar entrada nos benefícios”, contou à Agência Brasil logo após pegar sua nova identidade no Complexo Esportivo Pedrão, em Teresópolis, onde estão vários desabrigados das enchentes.
De acordo com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran), Fernando Avelino, mais de 3 mil pessoas já preencheram o cadastro solicitando novos documentos. Destes, 1.805 já foram confeccionados e começaram a ser entregues hoje, em uma parceira do órgão com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e a Defensoria Pública do Estado.
“A identidade é a grande maioria [das solicitações], até porque as pessoas afetadas em Teresópolis estão nos bairros mais humildes. A segunda via da CNH [carteira de habilitação] e a carteira de identidade de graça só serão fornecidas a quem perdeu seus pertences com a chuva. É importante que elas tenham essa identificação [documentos] para se inserir nos programas sociais, como aluguel social, Bolsa Família, por exemplo”, explicou Avelino.
Segundo Avelino, uma equipes do Detran e da Secretaria de Assistência Social está percorrendo os abrigos para identificar e cadastrar mais pessoas que perderam documentos e precisam da segunda via. No Rio de Janeiro, além da CNH, o Detran também confecciona carteiras de identidade.
Alessandra de Souza e Silva foi a primeira a receber o documento. Grávida de nove meses, ela disse que agora ficará mais fácil ter acesso aos programas sociais do governo para as vítimas das enchentes em Teresópolis.
“Agora vou poder correr atrás dos meus direitos, das coisas que eu perdi. Para tudo preciso [do documento]. Para dar entrada no Fundo de Garantia a gente precisa da identidade que a chuva tinha levado”, disse Alessandra.
Das 1.805 carteiras de identidade que já foram confeccionadas, 542 serão entregues hoje em Teresópolis, de acordo com o presidente do Detran-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário