DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Globo quer fechar com pelo menos quinze equipes do Clube dos 13

A partir desta segunda-feira (28), os negociadores da Rede Globo começam a se reunir com os presidentes de todos os vinte clubes que compõem o Clube dos 13. Vão pôr em prática a estratégia definida na quinta-feira passada, numa reunião que só terminou na madrugada seguinte, imaginando fechar com pelo menos quinze dos vinte clubes que integram o Clube dos 13. Os de maior torcida são escancaradamente simpáticos à Globo. É tanto que Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo chegou a falar com Patrícia Amorim, presidente do Flamengo.

A Globo vai propor, além de mais dinheiro do que paga hoje, o estreitamento do que chama de parceria entre a emissora e os clubes. E que essa parceria já dura mais de uma década. Vai lembrá-los que sua audiência é quase três vezes maior do que a da Record, portanto, frequentar a programação da emissora é mais negócio para os clubes em termos de imagem e exposição.

O Clube dos 13 imagina que, o temporal tende a cessar agora que o edital para aquisição dos direitos do Campeonato Brasileiro está nas ruas, embora a Globo não vá participar. Os dirigentes da entidade acham que, quando no dia 11 de março os clubes derem de cara com a proposta da Record em torno dos 500 milhões de reais pelos direitos da TV aberta, cairão na real e desistirão de negociar diretamente com as TVs. Os tais 500 milhões de reais correspondem ao dobro do que hoje é pago. E, afirmam esses dirigentes nos bastidores, seriam suficientes para adoçar a boca e cofres dos cartolas.

O Clube dos 13 aposta também que o CADE vetará qualquer negociação direta entre as partes. Argumenta que o acordo assinado no ano passado lhe dá plenos poderes para a negociação.

A Globo tem, naturalmente, outra visão. Considera que as duas principais exigências do CADE podem ser cumpridas quando sentar-se à mesa com os clubes: um acordo sem cláusula de preferência para nenhuma emissora e que seja dividido por plataformas (TV aberta, fechada, pay per view etc.). Conselheiros do CADE afirmam que uma negociação direta não é proibida, mas que analisarão os eventuais contratos fechados atenciosamente.

Outro argumento do Clube dos 13 é de que a suposta conta da Globo não fechará. Se ela não quer pagar os 500 milhões de reais estabelecidos no edital para a TV aberta, como pagaria mais a cada um dos clubes? A Globo não diz publicamente, mas os tais 500 milhões de reais não seriam o grande problema – embora, também o seja. O que de fato a Globo não admite são outras condições que aparecem no edital do Clube dos 13.

A emissora carioca, por exemplo, não aceita que as imagens sejam geradas pelo Clube dos 13. Não admite que a transmissão pela internet possa acontecer com um delay de apenas 45 minutos após o início da partida (mataria o pay per view, alega a Globo). Não aceita ainda que os direitos das imagens geradas passem a ser propriedade do Clube dos 13 – e não dela, como é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário