DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 1 de março de 2011

CADE promete investigar clubes que negociarem com as TVs e sugeriu ao Clube dos 13 tirar ágil a favor da Globo


O procurador-geral do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Gilvandro Araújo, afirmou nesta terça-feira (1) que os times poderão ser investigados caso negociem diretamente com as emissoras sem obedecer às regras da concorrência. "Se houver conduta anticoncorrencial, será investigada", disse.  "O acordo do ano passado não dá salvo-conduto para novos processos", completou o presidente do órgão, Fernando Furlan.
Nesta terça, o Clube dos 13 decidiu mudar a licitação que acontece no próximo dia 11 de março e tirar uma cláusula que beneficiava a Globo. A entidade se reuniu com o CADE, órgão que já havia feito acordo para tirar privilégios dados a Globo nas licitações, e pediu para que mais uma vez o edital fosse alterado. Na prática, o CADE sugeriu e o Clube dos 13 derrubou a chamada "cláusula dos 10%", que permitia à Globo vencer a licitação para transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro mesmo oferecendo um valor 10% inferior.
Ao contrário do verificado em anos anteriores, os representantes do C13 não impuseram nenhuma resistência para tirar os benefícios à Globo do edital. Quando o CADE apresentou um ofício dizendo que uma cláusula do documento fere o acordo fechado no ano passado para acabar com as vantagens dadas à Globo, o Clube dos 13 aceitou retirá-la de pronto, mesmo sabendo que a Globo não entrará na disputa.
Segundo o presidente do órgão, Fernando Furlan, a reunião aconteceu a pedido do Clube dos 13. "Eles vieram aqui para saber se está cumprindo corretamente o acordo feito no ano passado com a entidade e com a Globo. A cláusula dos 10% não satisfazia esse acordo e sugerimos tirar para dar mais igualdade na disputa", disse Furlan.
E m meio a várias dissidências, o Clube dos 13 agora usa a estratégia de negar uma crise com os clubes e com a Globo. "Num determinado momento, nós achávamos que a Globo, por ter maior participação no mercado e penetração, poderia ter um benefício. Se ela oferecesse R$ 500 milhões, ela já entraria para concorrer com R$ 550 milhões. Agora o que vai valer é só o valor nominal", disse o diretor-executivo do Clube dos 13, Ataíde Gil Guerreiro.
"Não existe uma retaliação à Globo, foi um pedido do CADE e nós estamos atendendo", disse o diretor da entidade. "Qualquer pergunta sobre saída de clube está prejudicada porque eu não tenho conhecimento. Não há saída formal, só nos jornais", completou Koff. A propósito, nesta quarta-feira (2), a Globo publicará uma nota oficial nos jornais explicando o porquê de não participar da concorrência do Clube dos 13.
Por outro lado, a cúpula do Clube dos 13 não canta vitória depois da reunião com o CADE. Prefere esperar que os clubes dissidentes tenham entendido o recado da entidade e revejam suas posições. Todavia, festeja serenamente pelo menos dois elogios ouvidos em meio ao encontro sobre a correção de seu procedimento, estritamente dentro das normas previstas pelo organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário