DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Mais uma criança morre com suspeita de catapora em Araguari

A Secretaria Municipal de Saúde de Araguari investiga a morte de uma criança de dois anos e onze meses, por complicações causadas pela varicela, doença vulgarmente conhecida como catapora. O caso pode ser o segundo de morte pela doença em apenas um mês. A primeira morte causada por complicações da doença foi registrada no dia 10 de julho e a vítima foi uma menina de um ano e oito meses. As duas vítimas são de famílias diferentes e moravam em bairros distantes um do outro.

Segundo a secretária de saúde da cidade, Iara Cristina Borges, a primeira criança que faleceu deu entrada no Hospital Pronto-Socorro às 22h, foi transferida para a Santa Casa e morreu às 4h. “A autópsia não foi autorizada pela família, mas estamos tentando levantar informações junto aos familiares”. Segundo a secretária, o bebê apresentava febre alta e prostração.

A segunda morte, que está sob investigação, foi registrada no último sábado (23). Ainda de acordo com Iara, a menina deu entrada no Hospital das Clínicas já em choque séptico (falência circulatória por causa infecciosa) e morreu cerca de 40 minutos depois. “Os médicos suspeitam de que a morte tenha sido causada por infecções bacterianas, mas ainda não há resultados dos exames”. A irmã dela, de seis anos, também foi diagnosticada com catapora e internada no Hospital Universitário de Uberlândia na mesma data. De acordo com a assessoria da unidade, a menina tem apresentado melhora e o quadro dela é estável.

Os casos servem de alerta para os pais de crianças, tendo em vista que a doença é considerada beninga na fase infantil. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em 2001 foram registrados 734 casos da doença em Minas, enquanto em 2010 este número subiu para 55.411. Em 2011, foram registrados 4.441 casos da doença, com duas mortes, sendo uma em Araguari e a outra em Betim. No ano passado, 27 pessoas morreram em decorrência da doença.

Alerta
Segundo o médico José Geraldo Ribeiro, membro do comitê de infectologia pediátrica da sociedade mineira de pediatria, as complicações geralmente são causadas por bacterias invasivas, que atacam nos locais onde se formam as manchas típicas da catapora. “Quando essas bactérias caem na corrente sanguínea o quadro pode se agravar rapidamente, levando, inclusive, ao choque séptico”.

De acordo com ele, os casos de mortes por complicações de varicela são raros, mas o especialista considera que é preciso mudar a cultura de não dar tanta importância à doença, tendo em vista que ela é considerada benigna em crianças. “Antigamente havia a cultura de deixar as crianças contaminadas próximas a outras para que contraíssem a doença cedo e evitassem na fase adulta, que é mais grave. Mas hoje temos vacina, temos a opção de não ter a doença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário