DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

sábado, 29 de março de 2014

Menina de 3 dias morre no Sul de MG e família suspeita de falha médica

Mais uma vez, em menos de uma semana, uma família do Sul de Minas suspeita de falha médica durante o atendimento de uma recém-nascida de 3 dias que morreu nessa sexta-feira (28). Desta vez, a denúncia envolve a Santa Casa de Jacutinga e a de Ouro Fino. A última instituição é a mesma onde morreram mãe e filho após o parto no último domingo (23).
A mãe da pequena Nicole Ferreira Maciel, a dona de casa Tamires Ferreira Maciel, de 22 anos, passou pelos dois hospitais, mas, segundo a pediatra de Ouro Fino, a criança morreu por insuficiência respiratória.
“No fim da noite de quinta-feira (27), minha filha acordou chorado muito. Como moro em Jacutinga, fui com ela para a Santa Casa da cidade. Chegando lá, o médico plantonista falou que a Nicole não tinha nada grave, a colocou no oxigênio, disse que solicitaria um raio X na sexta e, em seguida, foi dormir”, contou a mãe.
No então, ainda na versão de Tamires, a menina ficou com o rosto roxo e ela pediu que a enfermeira fosse chamar o médico novamente. “Ele voltou e insistiu que a menina não tinha nada, mas falei que sabia que estava acontecendo alguma coisa e, como não tinha pediatra na Santa Casa de Jacutinga, ela deveria ser transferida”, disse.
A menina foi  encaminhada à Santa Casa de Ouro Fino, mas morreu por volta das 8h. “A princípio, a pediatra disse que minha filha havia pegado uma bactéria, mas não deu detalhes. Depois, a médica disse que a morte foi causada por insuficiência respiratória. A Nicole precisava de ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Pouso Alegre, mas ninguém ligou lá para saber se tinha vaga”, afirmou.
Após a morte, a mãe registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar de Ouro Fino e não descarta entrar na Justiça contra as duas instituições. “Na minha opinião, os dois hospitais erraram e não deram o atendimento necessário para o meu bebê. Quero que providências sejam tomadas imediatamente”, finalizou a jovem, que sepultou a filha na manhã deste sábado.
A reportagem de O TEMPO fez contato com a secretária de saúde de Jacutinga, Simone Lucchesi, que vai abrir uma sindicância para investigar se houve alguma responsabilidade do hospital na morte da vítima. Segundo a secretária, o caso chegou como uma situação em que a menina engasgou com o vômito após mamar. O médico realizou todos os procedimentos possíveis e a recém-nascida chegou a melhorar. Ela afirmou que o atendimento foi filmado pelas câmeras de segurança da instituição.
Simone contou que, quando o quadro médico da criança piorou novamente, o plantonista ligou imediatamente para Ouro Fino, que tinha uma pediatra de plantão e aceitou o caso. O deslocamento de Nicole até a outra cidade durou cerca de 20 minutos e foi feito em uma ambulância com o acompanhamento de um clínico geral, um enfermeiro e uma auxiliar de enfermagem.
“Vamos colher todas as informações para saber o que realmente aconteceu. Se for constatado algum erro, os responsáveis serão punidos”, disse.
Já na Santa Casa de Ouro Fino, a reportagem foi informada que apenas a administradora do hospital pode comentar o caso. No entanto, ela não estava no hospital e também não atendeu às ligações realizadas para o seu celular.
O caso está com o delegado de Ouro Fino, Arthur Augusto Ribeiro da Silva. Ele já foi informado da morte da criança e deve abrir um inquérito para apurar as causas da morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário